Archives Nationales

Em maio deste ano eu fui ao Colloque “Les métiers du patrimoine en France”, em Paris. Escolhi ir ao evento para “ouvir” o bom Francês sem as pausas comuns das aulas.

Foi excelente! Ainda pude aprender um pouco sobre o mercado desses profissionais na França.

A primeira palestra que assisti foi de Léoni Hénaut et Anne Elizabeth sobre “La professionnalisation de la Conservation- restauration et ses limites”. Ele questionaram como seria possível garantir a continuidade dos processos de conservação de obras. E principalmente: a estruturação da atividade de restauração na França. Afinal é preciso uma regulamentação do mercado.

Também foi apresentada uma pesquisa sobre a formação das pessoas que atualmente trabalham nesta área. Fez parte da palestra “La professionnalisation des acteurs du patrimoine: l’évolution vue à travers le prisme de l’offre de formation universitaire et de la vision des profissionels” de Florence Abrioux, Lucile Carrive et Philippe Tanchoux.

O evento foi realizado na banlieu (periferia) de Paris, em Saint-Denis. Teve parceria com a Université Paris 8. Demorei 1h de metrô – saindo de Montparnasse – para chegar lá.

IMG_5230.JPG

IMG_5233.JPG

IMG_5238.JPG

IMG_5239.JPG

IMG_5242.JPG

IMG_5243.JPG

IMG_5262.JPG

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s