Metrô de Paris e seus artistas

A cada esquina uma estação de metrô (métro). Paris (e muitas outras cidades da França) é quase desta forma. É praticamente desnecessário pedir um táxi.

Cada estação de metrô tem uma história curiosa. Aquelas que são mais próximas dos pontos turísticos têm músicos para animar os passageiros. Infelizmente, as estações distantes são até bem sujas e com muitos mendigos dormindo nos bancos (sem nenhum perspectiva de assistência).

This slideshow requires JavaScript.

Este ano eu vi uma “despedida de solteira” de uma moça na linha de trem em que eu ia para o Palais Royal. Postei o vídeo no meu canal do Youtube:

Entretanto todas estas manifestações são proibidas no metrô. Se algum funcionário da empresa responsável pelo transporte estiver no mesmo trem que o “artista”, o mesmo é convidado a se retirar. Eu vi isso e é vergonhoso!

A apresentação mais linda que eu vi, infelizmente, esqueci de filmar. Era tipo essa aqui:

(Adoro a música Careless Whisper e nos corredores da estação do metrô fui ouvindo – claro que andando bem devagar. Este ano procurei o mesmo músico para pedir essa música, mas não o encontrei)

Ao mesmo tempo é mega bom você sair do Hotel e no caminho ir ouvir uma boa música. É certeza de que o dia começará bem. Toda vez que estou em Paris fico torcendo para encontrar estes “artistas do metrô”.😉

20140823-155911.jpg

Na Apple Store você encontra o aplicativo “Métro de Paris” com todas as informações sobre estações. Você também pode conseguir o mapa impresso com todas as estações em qualquer ponto turístico. Geralmente nas recepções de hotéis há também. Veja o valores das tarifas aqui (um billet de métro ou RER pode ser utilizado em até 2 horas depois da compra).

Uma dica MUITO IMPORTANTE: nunca jogue fora os bilhetes de metrô. Sempre que você entrar na estação, guarde o atual bilhete em local de fácil acesso na bolsa/carteira. Às vezes há funcionários nas estações e eles pedem o seu comprovante. Se você não tiver, terá que pagar multa, meu caro colega!

E você tem alguma história ou vídeo destas viagens?

Leave a Reply

