Catacumbas_dica de Paris

Les Catacombes – dica mórbida de Paris

Medo. Terror. Pânico. Uma Paris bem diferente daquela que os cartões postais mostram é o que você vai ver se for passear pelas Catacumbas (cerca de 7 milhões de ossos em um percurso de 2 km). Na entrada você vai ler o aviso “Pare. Este é o império da morte!” (Arrête. C´est ici l´empire de la mort). Esta é uma boa dica de Paris. Recomendo!

Antes de explicar o passeio preciso avisar que pessoas com insuficiência cardíaca ou respiratória não podem entrar. Na verdade, não é recomendável, mas você pode omitir esta informação se quiser aventuras. Eu estava com Pneumonia, quando fiz o passeio. Fiquei bem (mas tive crise de espirros ao sair)🙂

Catacumbas_dica de Paris

Catacumbas_dica de Paris

Entrando no Império da Morte…

Você vai descer por uma escada circular sem fim (20 metros subterrâneo). Fascinante! Ali está a história de mais de 6 milhões de parisienses. São ossadas transferidas entre o século XVIII e século XIX. O objetivo da transferência foi para fechar cemitérios insalubres. Ao longo do caminho você vai vendo as ossadas com uma placa informando qual era o cemitério original e a data da transferência.

Eu demorei cerca de 1 hora fazendo o trajeto. É impossível andar rápido. Só se você estiver com medo, claro. Além das placas com informações básicas dos cemitérios, também há mensagens de grandes escritores franceses.

Catacumbas_dica de Paris

Como tudo começou?

O projeto das Catacumbas teve início no dia 4 de abril de 1777 por Louis XVI. No dia 7 de abril de 1786 o local foi abençoado. Em seguida começaram a ser transferidos os ossos do Cemitério dos Inocentes (o maior de Paris). A transferência demorou cerca de 2 anos para ser concluída.

Esse trabalho foi feito com muito cuidado, pois hoje as ossadas estão expostas como se fossem obras de arte. Percebemos que a intenção não era construir um depósito. Hoje há um templo subterrâneo em homenagem aos parisienses ali enterrados.

Catacumbas_dica de Paris

Serviço:

O ingresso custa 8 Euros. Grávidas e idosos pagam 6 Euros. Meia entrada para estudantes de 14 a 26 anos (4 Euros). Menores de 14 anos têm entrada gratuita.

Les Catacombes ficam na Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, perto da estação de Métro Denfert-Rochereau. As visitas (de segunda a sexta-feira) são de 10h às 17h, mas às 16h a bilheteria fecha. Recomendo chegar cedo, pois a fila é gigante. Todos adoram a morte!

Catacumbas_dica de Paris

Dicas de sobrevivência:

Vá de botas, pois o chão é bem úmido e com algumas poças de lama. Leve luvas, pois o clima tem sensação térmica mais fria. Não abra bolsa, pois a luz é fraca e se você perder algo, já era.

Quem tem coragem?

Gostaram? Bom passeio!!🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s